Ficha interativa – Memória auditiva: animais

É frequente, crianças de 5 a 7 anos terem um desempenho muito aquém do esperado na leitura e escrita por causa de um déficit de memória auditiva a curto prazo. Essas crianças têm dificuldade em seguir instruções com mais de 2 comandos, em sintetizar fonemas, em formar palavras completas, em ler orações compostas por mais de 10 palavras e em armazenar e relacionar informações verbais ou escritas. Depois de ler três ou quatro parágrafos de um texto, é comum que já se tenham esquecido do que leram no início. Além disso, tendem a ser mais desatentas e distraídas e não conseguem se concentrar nas tarefas mais simples.

Treinar a atenção aos sons, a discriminação auditiva e o sequenciamento de sons/palavras ajuda a tornar a memória auditiva mais eficiente. E treinar a memória auditiva reduz as probabilidades de problemas de linguagem. 

Para desenvolver e treinar a memória auditiva a curto prazo criei esta ficha interativa, onde a criança terá que clicar no megafone para ouvir o nome dos animais, depois terá que colocar as imagens dos animais na mesma fila e pela mesma ordem em que ouviu os seus nomes. O grau de dificuldade vai aumentando (desde 2 animais na 1ª fila a 6 animais na última fila).

Para poder ouvir as instruções da ficha tem de estar a utilizar o google chrome ou safari.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *